EXTENSÕES DE BIODANZA

O que é uma “extensão” de Biodanza?

Ao concluir a formação regular como facilitadora numa escola oficial SRT, a pessoa está capacitada a trabalhar com o sistema Biodanza em todo o mundo, dentro da normativa internacional.
Existe, no entanto, a possibilidade de se especializar em temas específicos para aprofundar o processo de autoconhecimento, o que é chamado Extensões em Biodanza. Essa formação específica somente está disponível aos facilitadores já formados, e com experiência facilitando Biodanza regularmente.
As Extensões foram criadas e/ou autorizadas por Rolando Toro Araneda, de acordo a sua relevância no universo de Biodanza. Os professores responsáveis por ensinar as Extensões foram autorizados diretamente por Toro, e atualmente precisam ter a autorização do órgão competente SRT ou BRT.
A Escola SOLAR oferece algumas Extensões, facilitadas por seus diretores. Estes cursos são internacionais, oferecidos em 3 idiomas: português, espanhol e inglês.

IDENTIDADE E OS 4 ELEMENTOS

O ser humano é um reflexo dos quatro elementos da natureza em seu próprio corpo, e assim como a natureza se harmoniza ao ter esses elementos em equilíbrio, também o faz o ser humano.  Física e emocionalmente refletimos os elementos, tendo cada pessoa um deles como predominante, o que lhe dá características peculiares. Mas é somente na integração e equilibrio entre os quatro elementos que encontramos a harmonia.

Esta Extensão ensina a identificar a predominância e a carência de cada elemento nos participantes, oferecendo danças e rituais específicos que promovam equilíbrio físico e emocional.

Professora: Silvia Eick

A ÁRVORE DOS DESEJOS

Se o medo paralisa, o desejo impulsiona. Esse é o objetivo desta Extensão: identificar os desejos mais profundos de cada pessoa e oferecer danças que permitam a cada participante manifestar seus desejos e, talvez o mais importante, permitir-se recebê-los. A abundância é um processo natural da vida, e cada pessoa é merecedora da mesma.

Professora: Silvia Eick

ARQUÉTIPOS DO TAROT EM BIODANZA

Arquétipos são portas multidimensionais que permitem o acesso a informações universais, as quais não acessamos em estado ordinário de consciência. Cada arquétipo é um “mapa interior” a ser decifrado. O Tarô revela caminhos de autodescobrimento permitindo que cada pessoa ocupe seu lugar no mundo com legitimidade e valor.
O Tarô aqui não é usado como oráculo ou ferramenta divinatória, e sim como um caminho deslumbrante de informações ocultas que se revelam à medida que vamos caminhando.

Professora: Silvia Eick

RENASCER EM BIODANZA

O momento do nascimento é único, um instante singular onde toda a vida se oferece com inúmeras possibilidades, deixando um registro que determina a maneira de viver de cada pessoa. A experiência de Renascer permite ressignificar esse momento e fazer novas opções existenciais. Segundo Rolando Toro, “É preciso optar pela vida em vez de alimentar a morte.”

Professora e criadora desta Extensão: Silvia Eick

BIODANZA NO LOCAL DE TRABALHO

A base conceitual da Biodanza é o movimento e o estímulo musical associados a situações de encontros e desafios criativos, que têm um efeito profundo na saúde e identidade dos participantes. O “treinamento vivencial” melhora a qualidade de vida em um nível pessoal, otimiza as relações com os outros e aumenta a criatividade.

O “modelo de estresse” é substituído pelo “modelo de harmonia”. Os problemas dentro das organizações são resolvidos pelas relações humanas, acordos e consensos entre pessoas com criatividade, amor e entusiasmos. Neste trabalho, o objetivo é conhecer e analisar de forma sistemática o mundo do trabalho, qualificando o profissional de Biodanza para atuar nesse ambiente. Ajudar as organizações a atingirem suas metas e ampliarem seus objetivos comunitários com pessoas mais integradas e plenas na utilização de todo seu potencial.

Professor: Luis Juan Castagnini